Sobre a área

A Praia da Tocha, também conhecida por Palheiros da Tocha, é uma antiga vila de pescadores rodeada por pinhais e eucaliptos, e um dos únicos locais em Portugal onde ainda se podem encontrar as típicas casas de madeira, os famosos palheiros. Os primeiros palheiros eram bastante rudimentares: serviam de depósito de apetrechos de pesca ou armazéns de salga e abrigo temporário para pescadores.

No início do século XIX, os pescadores do norte juntamente com outros colonos do interior, os "gandareses",  em busca de novos locais de pesca foram os primeiros visitantes e moradores da praia, dando início à "arte xávega". Esta forma única e tradicional de pesca é adoptada até aos dias de hoje e ainda se pode comprar peixe fresco diretamente na praia aos pescadores.

A Praia da Tocha está localizada na região da Beira Litoral, que faz parte da famosa Costa de Prata. Tem esse nome por causa do reflexo prateado do sol no oceano. Como está implícito no nome, esta linda região de temperaturas amenas, praias de areia branca e paisagens incríveis é considerada um dos lugares mais bonitos do planeta.

Devido ao clima ameno do Mediterrâneo é possível visitar todo o ano, embora a primavera e o verão sejam as épocas ideais para explorar as florestas envolventes e a sua flora e a fauna. Podemos mencionar alguns locais a visitar como a Serra da Boa viagem, a Serra do Buçaco ou a Serra da Lousã.

A vida noturna da Beira Litoral é muito diversificada: desde os tradicionais restaurantes portugueses aos modernos bares e discotecas. Para quem quer ficar pelo nosso alojamento local, a Praia da Tocha tem muito a oferecer. Na nossa rua, ou a poucos metros de distância, poderás encontrar alguns bares e lugares agradáveis para comer. Nas vilas vizinhas como Mira, Figueira da Foz, Aveiro e a famosa cidade estudantil de Coimbra há sempre um local simpático onde se pode desfrutar de uma "cervejinha" bem gelada depois de um boa prática de surf.

Esta região é muito rica em história e arquitetura, por isso há muito para ver! Se esta é a tua área de interesse, terás oportunidade de visitar mosteiros, castelos, palácios, igrejas e museus. Esta zona guarda fabulosos tesouros nacionais como a arte tradicional, a gastronomia influenciada pelo mar e acrescida por um toque de bons vinhos portugueses (como o vinho da Bairrada) e sem esquecer dos deliciosos pastéis e bolos.

Não importa onde estejas, quer seja numa pequena vila piscatória ou numa das cidades, as pessoas são geralmente amigáveis e tentam ajudar. Esta é mais uma vantagem a acrescentar à lista de qualidades desta região!

Estás a viajar com tua família? Sem problemas. A Praia da Tocha é muito segura para as crianças e não tem muito trânsito, e na nossa rua não são permitidos carros. Além disso, o nosso espaço é muito confortável, perfeito para umas férias de surf em família. Temos 2 quartos maiores onde os pais podem dormir com os seus filhos e uma caminha de bebé também pode ser disponibilizada mediante solicitação. Podes reservar na nossa plataforma de reservas 'Booking Layer' ou entra em CONTATO para obter mais informações.

Sobre a Surf

O local de surf mais próximo da nossa casa é diretamente na nossa praia e fica apenas a 200 metros de distância. Este beach break que serve para todos os níveis, começa a funcionar com swell de menos de 1 metro, e é o lugar perfeito para se estar. Se o mar está flat aqui, está flat em todo o lado! Os restantes spots de surf da costa da Beira Litoral são uma variedade de beach break, reef e point break.

Os locais mais conhecidos situam-se nos arredores de Aveiro e Figueira da Foz. Mas longe dessas duas cidades, as ondas são quase totalmente desertas e quilómetros de praia aberta misturam-se com uma dispersão de promontórios e o ocasional reef esquecido. Este troço da costa portuguesa está há anos fora do radar, embora já tenha acolhido vários eventos da WSL (World Surfing League) da digressão mundial nas últimas duas décadas. Com uma variedade de bons spots de surf e apenas um pequeno número de surfistas, esta área é ainda uma joia escondida de Portugal.

Sobre Nós

Em 2004, Brian fez uma viagem de surf a Portugal, onde conheceu a Claudia. Depois de um tempo juntos, tornaram-se inseparáveis. Eles viajaram pelo mundo e entre os seus próprios países: Holanda e Portugal. Depois de uma longa busca pelo local perfeito, decidiram seguir o seu coração e transformar os seus sonhos em realidade… Gostam de partilhar o espírito do surf e do yoga com aqueles que os rodeiam, e foi assim que surgiu o projeto do Ticket2Surf!

Passados 10 anos, a família cresceu, primeiro com o cão Quilhas e depois foram abençoados com a filha Joi e o filho Gui. Muitas coisas mudaram ao longo dos anos, mas felizmente conseguiram sempre manter o mesmo espírito e as boas vibrações desde o início da aventura.

Brian é o treinador de surf principal e nadador salvador. Ele tem também pós-graduação em Surf & performance (Nível 1 e 2) e é a pessoa perfeita para te ajudar a melhorar as tuas aptidões de surf. Além da paixão pelo surf, ele é muito animado e adora cozinhar, tocar guitarra e é um grande contador de histórias.

Claudia é professora de yoga e adora partilhar o seu estilo de vida com os seus alunos. É também bióloga e tem todo o gosto em vos contar tudo sobre os tesouros da cultura e história portuguesas e também mostrar a beleza da natureza envolvente.